História

A Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi criada através do Decreto Municipal nº 067/99 de 27 de setembro de 1999, que ratifica os termos do Decreto Municipal nº 067/84 e reinaugurada após a reforma em setembro de 2001, pelo Exmº Sr Prefeito Municipal José Pinheiro Bezerra.

Numa homenagem justa foi escolhido o nome de Isabel Aurélia Torres nascida na comunidade do Sítio Córrego. Quando ainda adolescente estudou em escolas públicas e passou a juventude semeando o bem, a amizade e conquistando o respeito das pessoas que aqui vivem. Apesar de pertencer a uma família humilde, Isabel Aurélia Torres estudou e conseguiu terminar o 5º ano primário – antigo admissão, sendo que logo em seguida passou a assumir o cargo de professora Pública Municipal nomeada na gestão do Exmº Sr. Prefeito Isauro Camilo de Oliveira (in memorian). A mesma prestou serviços a esta comunidade durante 35 anos. Dona Isabel, como era conhecida, cumpriu a sua missão procurando sempre prestar serviços a comunidade de Córrego, pregando a verdade, convencendo o educando a estudar pela força de vontade e exemplo de cidadania.

A referida escola funciona em prédio próprio com uma área construída medindo 818 m² com capacidade para atender 800 alunos, desde o Ensino Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Apesar da Escola já existir desde 1984, porém funcionando precariamente para atender a uma demanda de alunos provenientes de outras comunidades próximas, o Prefeito Municipal tomou a iniciativa de reformá-la, partindo da perspectiva de que o Sítio Córrego é uma comunidade que apresenta uma população bastante elevada e que além do mais atende outras comunidades circunvizinhas. Seu funcionamento nos anos anteriores se deu de forma precária somente com 03 turmas do Ensino Fundamental básico.

A primeira diretora foi a professora Elenimar Gurgel Marinho de Freitas. Em seguida assumiu a direção  a professora Maria do Socorro Viera Lima, e posteriormente no ano de 2001, foi nomeada como Diretora a senhora Sergiana Gurgel de Brito Tôrres junto com a Vice- diretora Telma Gomes de Oliveira assumindo esta função até abril de 2008, no mês seguinte a professora Sandra Sâmara dos Santos Silva e a mesma Vice: Telma Gomes de Oliveira assumem a direção até dezembro de 2010. No ano de 2011 a 2012 empossam-se na direção o senhor Jorge Luis Tôrres juntamente com a Vice Maria das Graças Tôrres da Silva.

Atualmente tem como Diretor o Sr. Esiélio Bento de Lima Oliveira a vice-diretora Maria Rosineide Torres Marcolino, Coordenadoras Pedagógica Katayamm Jurema Morais de Castro Oliveira e Maria Eliene da Costa e como secretária Antonia de Oliveira Torres Alves, além de contar com o corpo docente capacitado para exercer as suas funções.

A escola tem a finalidade de oferecer o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, para tanto, ainda  dispõe do Programa Mais Educação, com a Coordenação da Pedagoga Zita Maria da Silva Ferreira, visando assim à formação básica do cidadão mediante a compreensão do ambiente social, do sistema político, da tecnologia, das artes, além de fortalecer o processo democrático  e participativo, através de discussões coletivas das avaliações e da transparência de como trabalha a equipe gestora, dos incentivos à formação de professores e sistematicamente das inovações de atividades pedagógicas que visam incentivar a aprendizagem e provocar mais impacto aos resultados obtidos, fazendo assim a diferença e o sucesso da escola.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário